Surgida em 2004 nas entranhas de Minas Gerais, com o propósito de fazer um som rápido e agressivo, o Fecal Devastation celebra 15 anos de existência carregando em suas letras temas que tratam de questões sociais, anti-religião, violência, política, humor e antifascismo, disseminando a semente do questionamento.
A banda que já dividiu palco com nomes importantes do underground, recentemente lançaram um split ao lado de grandes nomes do Grindcore Nacional, trata-se de COALIZÃO RUIDOSA ANTIFA.
Salve irmãos, primeiramente muito obrigado por nós atende para essa entrevista... Vamos lá !
1- Legion Brazil Nekrounderground: Pra quem não conhece a Fecal Desvastation, nos fale como é o som da banda, e um pouco da história de vocês ?
Thales Resende - Surgimos em 2004 no interior de Minas Gerais na cidade de Itabira tendo o Yves no vocal e eu na guitarra. Além de nós, a banda também conta com Tiago no baixo e o Fred na bateria. A gente toca Death/Grind e temos muita influência de Grind Oldschool, Hardcore e punk.
Em 2009 entramos em hiato ficando quase uma década parados. Voltamos em 2020 e desde então estamos lançando materiais novos e semeando desgraça pra onde for possível.
2- Legion Brazil Nekrounderground: Quais são as principais influências de vocês?
Yves Thiago - Temos influências de vários gêneros dentro do metal e punk. Bandas como: Napalm Death, Brutal Truth, Ratos de Porão, Sepultura, dentre várias outras do underground nacional como: Test, D.E.R, Expurgo e Hutt. A gente ouve várias coisas e isso acaba nos influenciando no som e nas letras.
3- Legion Brazil Nekrounderground: Vocês esse ano acabaram de lançar alguns lyric vídeos e recentemente lançaram uma coletânea, juntamente com um split, de encher os olhos. Como vocês da banda se sentem? Mesmo nesses tempos difíceis de Pandemia, as coisas vem acontecendo bem para o progresso da banda?
Thales Resende - A pandemia de certa forma nos ajudou no retorno da banda. Nesse período de isolamento tive oportunidade de revisar alguns materiais, nossos que estavam guardados em casa e entrei em contato com a galera pra conversarmos sem pretenção. Retornamos, relançamos a demo "Síndrome de Diarréia"em Cassette Tape que saiu em cópias limitadas pelos selos Metalpunk Overkill, Dissonance From Hell e HC Produx. Em paralelo a esse lançamento, começamos a gravar o material do Split "Coalizão Ruidosa Antifa" que saiu agora em 2021. Tentamos reaproveitar os sons da demo que gravamos em 2009 e nunca foi finalizada. Escolhemos alguns sons que estavam lá e recriamos as bases e linhas de vocal inspirados naqueles temas, e de certa forma encerramos também aquele ciclo. Entre o final de 2020 e o primeiro semestre de 2021 lançamos dois singles, o slit "Coalizão Ruidosa Antifa" junto com as bandas Mata Borrão, Pancreatite Noise e Infestação Parasita. Esse split saiu no Brasil e na europa pelo selo italiano Olivia Records que também lançou por lá nossa coletânea, lançada em abril desse ano, com os sons de gravamos de 2004 até 2021. Acabamos de lançar uma camisa comemorativa com a capa do single que lançamos em 2020 (primeiro material inédito em 10 anos) "Pedrinho Matador (Mato com Prazer)". Participamos também de várias coletâneas brasileiras, internacionais e estamos trabalhando na divulgação do split que acabou de sair. Tem aparecido muita oportunidade foda pra gente, não podemos reclamar.
As coisas estão acontecendo e estamos muito contentes pela boa recepção da galera
4- Legion Brazil Nekrounderground: Quais são os planos para esse segundo semestre agora?
Yves Thiago - O nosso tempo é muito corrido. Além de dois membros da banda morarem em outra cidade, e isso acaba atrasando a banda em alguns aspectos. Temos também trabalho, faculdade e etc... A gente queria gravar um Full ainda esse ano, mas mudamos de plano pra gravar um EP. O foco nosso agora é gravar esse material ainda no segundo semestre, pra quem sabe conseguir lançar no início de 2022. Temos vários riffs, letras e ideias pra esse material, e, acreditamos que vai seguir a mesma linha do split "Coalizão Ruidosa Antifa", mesclando influência de vários estilos dentro do underground, com letras ácidas cheias e ódio e revolta. Aguardem que logo devem aparecer novidades.
5- Legion Brazil Nekrounderground: Sobre o lançamento do primeiro álbum da banda sair ainda esse ano, ou só ano que vem? poderia nos detalhar mais sobre esse processo do tão aguardado debut ?
Thales Resende - Como dito pelo Yves, estamos nos programando para o lançamento do nosso debut que provavelmente virá em 2022. Existem boas oportunidades aparecendo e talvez seja necessário adiar um pouco o lançamento para conseguirmos dar prioridade a outras questões antes. Um disco full é muito trabalhoso e como os integrantes da nossa banda moram em cidades distintas, precisamos nos programar com calma para que as coisas funcionem. Certo é que já temos as bases e letras já compostas e precisaremos trabalhar nos arranjos e produção desses sons pra ficar com a cara que a gente está imaginando. Estamos buscando por selos interessados no lançamento desse material também. Os selos tem uma importância substancial na divulgação e estamos organizando os contatos pra trocarmos uma ideia assim que tivermos melhores definições.
6- Legion Brazil Nekrounderground: Todos sabemos que vocês tem uma temática anti-religião, política e Letras que abordam sobre temas atuais da sociedade brasileira, como: Violência, corrupção, e luta contra esse sistema de governo imundo que vivenciamos. como vocês estão lidando com esse processo de pandemia,
muitas pessoas morrendo e o governo não faz nada pra ajudar.
Yves Thiago - Somos uma banda antifascista acima de tudo. Hoje em dia isso acaba causando polêmica, eu confesso que nunca entendo o motivo disso. Desde o início, o underground foi transgressor, rebelde e libertário, dentro do punk e do metal. Hoje em dia essa galera que usa a desculpa de não envolver musica com política, geralmente são pessoas que não vivem a realidade das minorias nesse país. Nós vivemos a realidade de muitos brasileiros. A gente é pobre, trabalhador assalariado, passa e sente na pele o mal que esse governo faz com a classe trabalhadora e pobre. Agora com a pandemia está pior, já que pessoas morrem por incompetência. A classe pobre sempre é a mais atingida nessas situações. A gente usa o Fecal Devastation como uma válvula de escape pra poder escrever e demonstrar nossa indignação através da música e letras.
7- Legion Brazil Nekrounderground: Vocês de Belo Horizonte, vindo de uma escola já consolidada dentro do Underground Nacional, o metal mineiro, sendo um dos berços do metal extremo Nacional.
Nos conte como é a sensação de levar isso no peito.
Thales Resende - A cena de Belo Horizonte é motivo de orgulho não só para nós, mas para o urderground mundial. A quantidade de bandas que surgiram por aqui que influenciaram e continuam influenciando a todos é incontável. Pra gente é foda de certa forma carregar essa bandeira também pensando nos dias atuais. Por mais que nossa cidade esteja a aproximadamente 100Km de BH, consideramos que que também fazemos parte dessav cena. Belo Horizonte hoje, também é um celeiro de bandas de Grindcore e vejo que isso vem se consolidando a cada que passa. Temos o Stomachal Corrosion, Expurgo, Mata Borrão que já são atromônios e represetam insamente essa vertente. Uma cena não é só feita por bandas, e como exemplo disso temos o coletivo MetalPunk Overkill que desembola altos eventos de barulheira, o artista Ars Moriendee que já trabalhou com nomes como Social Chaos, Graveview e Eyehategod. E pra gente sem sombra de dúvidas, é uma puta honra poder estar nesse meio e ser conteporâneo a essa bagaceira.
8- Legion Brazil Nekrounderground: O espaço é seu. Deixe sua mensagem para os headbangers que conhecem o som da Fecal Devastation e também para aqueles que não conhecem.
Yves Thiago - Primeiramente, obrigado Dhiego pelo convite e pelo apoio ao nosso trabalho. O fecal devastation voltou depois de 11 anos inativo e pra gente esse tempo foi bom de certa forma, porque evoluímos como pessoas e como "músicos". Estamos focados e cheios de energia pra poder gravar o máximo de material para quando voltar os shows, a gente ter bastante som pra tocar ao vivo. Quem ainda não conhece nosso som, estamos em todas plataformas de streaming, Bandcamp, além de vídeos no Youtube. Espero que a galera goste da nossa barulheira. No mais, se cuidem e cuidem das pessoas que vocês amam. A vida é um sopro e estamos presenciando disso.
Mais informações:
Sem comentários:
Enviar um comentário