Em 2019, com o intuito de criar um novo projeto, Gustavo Camargo, guitarrista da banda War Eternal (Death Metal de Rio Claro-SP) começou a compor riffs na linha Death Metal. Munido de um bom material, convidou Flávio Diniz (vocalista da banda Kingdom of Maggots, Death Metal de Leme-SP) para participar do projeto. Com o convite prontamente aceito, a dupla se alinhou para criar a identidade da banda. A fim de fugir de temas batidos no metal extremo, além da intenção de não soar como suas bandas já consolidadas, a dupla chega a um consenso e decide abordar em suas letras, histórias envolvendo alienígenas. Baseando-se em filmes, séries, relatos de testemunhas em casos conhecidos, além de uma pitada de ciência, mencionando famosos paradoxos, descobertas de Galileu e fatos sobre Júpiter, por exemplo, em um período de pouco mais de um mês um álbum autoral com oito músicas é finalizado, evidenciando a clara empolgação e comprometimento com o projeto vindo de ambos. Gustavo realiza toda a parte instrumental, gravando as guitarras, baixo e executando também a bateria programada, além de realizar a produção do álbum, mixando e masterizando as faixas. Flávio compõe as letras e grava as vozes do projeto.
Ronaldo Alves (ex-guitarrista da banda Suffer, Death Metal de Araraquara) é convidado para gravar os solos de 4 das músicas e será membro efetivo para o próximo trabalho.
A sonoridade segue uma linha Death Metal pesado, com timbres graves e intensos de guitarra e baixo, alternando momentos cadenciados e velozes em uma boa dose. Composições que devem agradar fãs de Morbid Angel, Hypocrisy, Deicide, etc. Não por acaso, algumas das influências de Gustavo e Flávio.
Mortal Ways batiza a banda, o álbum e uma das faixas presentes no trabalho e pode ser interpretada dentre outras maneiras, como caminhos mortais que poderiam levar a humanidade à destruição em um embate extraterrestre.
Confira o lyric-video de seu primeiro single, intitulado "Death From The Sky":
Menos de um ano após o lançamento do primeiro álbum, a Mortal Ways lançou em janeiro de 2021 o EP. Intitulado “Enslavement Pandemic”, contando com quatro músicas autorais inéditas e um cover, a banda demonstra que não deixou a poeira baixar desde o lançamento do trabalho de estreia. Sempre trabalhando em novos materiais e, agora com mais entrosamento, fazem experimentações, mas seguem firme no Death Metal que calcou a identidade do projeto, com influências de Hypocrisy, Morbid Angel, Benediction, Deicide e a escola oitenta e noventista do gênero.
Como novidade, o EP temático traz uma história contada ao longo das quatro faixas misturando realidade e ficção no melhor estilo ficção científica, onde um acidente espacial causado por seres humanos acaba atraindo um vírus alienígena para escravizar e dizimar a humanidade.
A história é contada através das faixas, confira a capa e a tracklist do EP “Enslavement Pandemic”:
Tracklist:
01 – Cryptobiosis.
02 – Troianasviridae.
03 – Enslavement Pandemic.
04 – Inevitable Decimation.
Ouça no link "Enslavement Pandemic".
Como brinde para os fãs da banda e do clássico punk rock, a Mortal Ways ainda apresenta um cover/tributo ao Ramones com a música “Zero Zero, UFO”. Disponível no canal da banda no Youtube.
O EP foi lançado em formato digital e está disponível em todas as plataformas de streaming. A parte instrumental foi gravada no fim de 2020 em Rio Claro-SP no Mortal Ways Home Studio e as vozes foram gravadas no JB Estúdio em Araras-SP. A capa foi elaborada por Gustavo Camargo, fundador da banda, e traz um mundo pós-apocalíptico, dominado por um parasita alienígena que escravizou e dizimou a humanidade.
Line-up:
Ronaldo Aparecido Alvez (Guitars).
Gustavo Camargo ( Guitars, Bass, Drums programming).
Flávio Diniz (Vocals).
Referências:
YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=f60dPB8W7As
Facebook:
https://www.facebook.com/mortalways/ Bandcamp:
https://mortalways.bandcamp.com
Instagram:
Sem comentários:
Enviar um comentário